
Pormenor de um Templo - Bangkok - Tailândia
Pormenor de um Templo - Bangkok - Tailândia
Bangkok vivia a ressaca do golpe de estado militar da semana anterior – o que me deixava um pouco apreensivo sobre o país que iria encontrar - e estreava, no dia da minha chegada, o novo e moderno aeroporto sem qualquer celebração oficial.
Placards (quase) indecifráveis - Varna - Bulgária
Já que não o havia feito na Turquia, na Bulgária achei que não devia deixar aquela região sem ver o Mar Negro.
Assim, dirigi-me a Varna, uma cidade costeira que durante o Verão recebe milhares de turistas tanto búlgaros como de outras nacionalidades.
No final de Setembro quando a visitei, Varna era uma cidade fria e quase fantasma. Mas foi bom ter uma perspectiva do imenso Mar Negro.
Trabant (uma relíquia) - Veliko Tarnovo - Bulgária
Depois de Sófia visitei Veliko Tarnovo. Uma bonita cidade envolvida com um rio e cheia de gente jovem visto situar-se aqui uma das maiores universidades da Bulgária.
Numa das noites pude contemplar um espectáculo de fogo de artifício e um jogo de luzes no esplendoroso forte da cidade pois celebrava-se o dia da independência da Bulgária.
Pude também saborear um pouco da animada vida nocturna do lugar. Estudantes e diversão costumam ser uma mistura inseparável em todo o lado.
Mosteiro de Rila - Bulgária
Na Capadócia decidi que o meu próximo destino haveria de ser a Bulgária. Muitos dos viajantes com quem falava tinham vindo de lá e recomendavam a visita.
Por isso apanhei um autocarro nocturno para Istambul. Passei o dia em Istambul, onde marquei o meu voo para Bangkok, e à noite segui de autocarro para Sófia na Bulgária.
Na Turquia aprendi a jogar Gamao e tambem tive oportunidade de fumar o nargilé com amigos. Duas actividade muito sociais na Turquia.
No mercado - Egirdir - Turquia
Treehouse - Olimpos - Turquia
Castelo Antigo - Turquia
Durante o cruzeiro tivemos oportunidade de visitar alguns sítios de acesso exclusivo por mar. Algumas praias desertas, ruínas de construções de outros tempos, aldeias esquecidas, etc.. E também ficámos a perceber o verdadeiro significado da expressão “azul-turquesa” pois a cor da água é de um azul deslumbrante.
Na foto uma das magníficas vistas que os dias solarengos do cruzeiro proporcionaram.
Apanhei o comboio das 10 da manhã de Selçuk para Pamukkale e tive direito a uma viagem muito cénica pelo interior da Turquia.
Pamukkale é uma pequena vila onde se podem visitar as famosas piscinas de calcário bem na encosta de uma montanha. Uma estranha formação da natureza que os romanos utilizavam como piscinas naturais e onde, aparentemente, as suas águas são medicinais. Mais um dos locais que faz valer a pena vir à Turquia.
Bem perto das ruínas de Efesus repousa o que resta de uma das sete maravilhas do mundo antigo: o Templo de Artemis. Apenas uma das colunas se mantém de pé e o local está semi-abandonado, mas tinha de ir vê-lo.
Retretes - Efesus - Turquia
Efesus é uma autêntica viagem no tempo. De repente, na minha imaginação, o império romano estava no seu auge e aquele local estava cheio de vida, agitação e intrigas ao melhor estilo da época.