30 novembro 2006

Ilha de Samosir (Lago Toba) - Indonésia

Imagem de Satélite do Lago Toba - Indonésia


Lago Toba - Indonésia

Miúdos a regressar da escola - Samosir - Indonésia


Da tranquilidade do Lago Maninjau voltei a Bukkitinggi para apanhar o autocarro VIP com A/C das 5 da tarde para Parapat, junto ao Lago Toba, que supostamente deveria chegar ao destino por volta das 7 da manhã do dia seguinte.

A viagem que era suposto começar às 5 da tarde começou já por voltas das seis e as 14 horas que era suposto demorar transformaram-se em 18. Mas o pior de tudo é que na Indonésia é permitido fumar nos autocarros e os indonésios são fumadores inveterados. Para piorar as coisas o A/C funcionou sempre a temperaturas escandinavas. Numa viagem de 18 horas isso representou para mim uma noite de frio e uma enorme dor de cabeça e de olhos tanto era o fumo a bordo.

Felizmente a paz e a tranquilidade que vivi durante os 3 dias que passei no dolce fare niente no Lago Toba foi suficiente para dissipar todas estas mazelas.

27 novembro 2006

Maninjau - Indonésia


Vista do Lago Maninjau - Indonésia

Vista do Lago Maninjau - Indonésia

Como em Bukittinggi não havia muito para fazer decidi mudar-me para Maninjau.

Maninjau é uma pequena vila que fica junto a um lago com o mesmo nome. O Lago preenche a cratera de um pequeno vulcão extinto e o caminho para lá mostra isso mesmo. Primeiro sobe-se e do topo pode-se avistar a totalidade do lago e da cratera. Depois descem-se as 44 curvas e chega-se ao bonito e tranquilo lago.

A Indonésia nos últimos anos, devido a alguns atentados terroristas, catástrofes naturais e alguns problemas para a atribuição de vistos, tem perdido imensos turistas. É uma pena ver as infra-estruturas, que há uns tempos estavam repletos viajantes, hoje em dia a definhar.

26 novembro 2006

Bukittinggi - Indonésia

Autocarro para Bukittinggi - Indonésia


Torre do Relógio - Bukittinggi - Indonésia


Como Singapura é um país pequeno a minha estada por lá foi proporcional. Num sábado bem pela manhã apanhei um ferry boat que me levou até à Indonésia, mais propriamente à ilha de Batam.

De Batam apanhei um voo doméstico até Pekanbaru na ilha de Sumatra, onde pernoitei. No dia seguinte apanhei um autocarro para Bukittinggi mais no interior da ilha. Demorei cerca de oito horas a percorrer os 220 km que separam as duas cidades.

Viajar na Indonésia não é fácil!

24 novembro 2006

Singapura - Singapura


Arranha Céus - Singapura

Vista - Singapura

De Malaca segui para o pequeno país que é aclamado como o mais limpo do mundo, Singapura.

Durante os dois dias que lá permaneci pude comprovar que isso é absolutamente verdade. Tem de se procurar bastante para encontrar um papelito no chão. E além disso as ruas estão todas bem sinalizadas, os passeios são largos, os jardins estão bem cuidados e os transportes públicos funcionam que nem relógios suíços. Gostei!

Foi também uma sensação estar no meio de uma floresta de aço e de betão, tantos e tão juntos são os enormes edifícios em certas partes da cidade/país.

Em Singapura também tive oportunidade de experimentar a Internet mais rápida que alguma vez vi. Se fosse sempre assim certamente que este blog andaria mais actualizado!

22 novembro 2006

Malaca - Malásia

Centro histórico - Malaca - Malásia

Refeição - Malaca - Malásia


Réplica da Caravela Portuguesa - Malaca - Malásia

De Kuala Lumpur foi tempo de rumar a mais um lugar de que comecei a ouvir falar na escola primária: Malaca - a cidade que em tempos foi uma colónia portuguesa. E a cidade está cheia de marcas desses tempos.

Em Malaca, entre outras coisas, visitei o que resta do Forte construído pelos portugueses no Sec. XVI, a igreja de S. Francisco de Xavier e a Réplica da Caravela portuguesa que aqui chegou há 500 anos atrás.

Nos arredores da cidade visitei também o bairro de Portugal onde os habitantes, um misto de asiáticos com europeus, falam um dialecto baseado num português arcaico. Tentei o diálogo em português com alguns locais mas tudo o que consegui perceber foram umas quantas palavras isoladas.

Foi bom, no entanto, observar que a cidade preserva com orgulho a sua história.

19 novembro 2006

Kuala Lumpur - Malásia

Eu com as Torres Petronas ao fundo - Kuala Lumpur - Malásia

Com a anfitriã Ling - Kuala Lumpur - Malásia


Depois de percorrer o Vietname de Sul a Norte foi tempo de mudar de país. Assim, no dia 18 de Novembro de 2006 voei de Hanoi para Kuala Lumpur na Malásia. Um voo de quase três horas e a mudança para um ambiente substancialmente diferente.

A Malásia representou uma grande diferença em relação ao que estava acostumado no SE Asiático. Um país moderno e muito mais organizado do que os seus vizinhos.

Na capital, Kuala Lumpur, podemos ver alguns edifícios que nos fazem curvar bastante o pescoço entre os quais as inevitáveis Torres Petronas. As Torres Petronas para além de muito altas são também muito bonitas.

Durante a minha estadia em KL tive como anfitriã a incansável Ling. Uma viajante malaia que conheci há um mês no Cambodja e que se revelou uma excelente cicerone a mostrar-me a sua cidade. Obrigado Ling!

17 novembro 2006

Hanoi - Vietname

Rua - Hanoi - Vietname

Vista - Hanoi - Vietname

Vista da varanda do Hotel - Hanoi - Vietname

Depois de Halong fui à descoberta da capital do país, Hanoi.

A capital do Vietname é uma cidade antiga e cheia de história. Bem no centro existe um lago rodeado por uns bonitos jardins onde é vulgar ver grupos de vietnamitas de todas as idades bem cedo praticar a sua ginástica matinal.

A agitada zona comercial da cidade é também um bom sitio para encontrar produtos contrafeitos de excelente qualidade. Relógios, mochilas, roupa, óculos, etc. tudo a preços muito populares.

Por esta altura decorria na cidade uma importante cimeira dos países da Ásia e Pacifico (APEC). Além de mim estavam também na cidade figuras como George Bush, Vladimir Putin, Hu Jintao, entre outros. E foi ver a cidade engalanada para nos receber.

14 novembro 2006

Baía de Halong - Vietname

Baía de Halong - Vietname


Vendedoras de frutas - Baía de Halong - Vietname

A Baía de Halong é talvez o maior cartão de visita do Vietname e motivo pelo qual muita gente vem a esta zona do globo. Também não quis deixar de visitar esta maravilha da natureza.

Por isso durante três dias fiz uma incursão pela Baía a bordo de lindo barco típico da região. Durante os três dias houve oportunidade de andar de kayak, visitar umas enormes grutas bem no meio da Baía, relaxar nas praias da ilha de Cat Ba onde pernoitámos na segunda noite, subir ao topo da montanha mais alta da ilha e aproveitar a tranquilizante paisagem.

11 novembro 2006

Hué - Vietname

Templo na Cidadela - Hué - Vietname

Com a família Khang - Hué - Vietname

Após Hoi An rumei a Hué. Uma agitada cidade sensivelmente a meio do país. Aqui é possível visitar a bonita cidadela da cidade. E indo de barco, rio acima, junto às margens podem também ver-se uns imponentes mausoléus onde jazem alguns antigos imperadores desta região.

Foi num desses monumentos que tive oportunidade de, após muito tempo, desenferrujar o meu português que já não praticava há dois meses e meio. Ali encontrei um grupo de médicos obstetras da zona do Porto que, após um congresso na Malásia, decidiram visitar o Vietname. De repente estava rodeado de portugueses curiosíssimos acerca da minha aventura e a tirarem-me fotografias como se de uma atracção turística se tratasse.

Estou convencido que, há semelhança do que acontece na maioria dos países ocidentais, daqui por alguns uns anos haverá muitos portugueses a viajar de forma independente e por períodos alargados. Na parte que me toca faço votos para que assim seja…

09 novembro 2006

Hoi An - Vietname


Vista de Hoi An - Vietname

Ponte Japonesa - Hoi An - Vietname

De Nha Trang para Hoi An, a terra dos costureiros. Esta pequena e simpática cidade está nos roteiros turísticos essencialmente porque aqui, por um preço imbatível, é possível ter qualquer tipo de roupa feito à medida. Por isso a imagem que se leva daqui são mulheres ocidentais a tirar medidas ou a carregar sacos de roupa acabada de fazer.

Depois ter tido alguma dificuldade inicial, por esta altura o meu palato já está bastante habituado aos sabores e temperos da região. E desde que aprendi a apreciar esta comida, tenho tido excelentes momentos gastronómicos, especialmente aqui no Vietname.

07 novembro 2006

Nha Trang - Vietname

Praia em Nha Trang - Vietname

Festa de frutas - Nha Trang - Vietname

Refeito das emoções fortes de Dalat segui para Nha Trang na costa. Foi aqui que pela primeira vez vi o mar desde que cheguei ao SE Asiático e logo, para minha sorte, num dia de chuva.

Como não estava agradável junto ao mar resolvi ir cortar o cabelo e fazer manicura e pedicura. Pelo meio a cabeleireira propôs-me em casamento e eu fiquei de pensar.

No dia seguinte, com tempo melhor, visitei umas ilhas ao largo de Nha Trang. Junto a uma delas foi possível fazer snorkeling e constatar que o fundo do mar por estas bandas esta cheio de vida.

06 novembro 2006

Dalat - Vietname

Eu a descer uma cascata - Dalat - Vietname

Momento gastronómico- Dalat - Vietname

Depois do delta do Mekong segui para a bonita cidade de Dalat, nas montanhas. A cidade por si só vale a visita mas na minha memória vai ficar também gravada porque foi ali que me juntei a outros três viajantes e com uns guias locais passamos um dia a praticar uma fantástica e radical actividade: Canyoning.

Canyoning é, de uma forma simplista, passar o dia a descer um canyon (desfiladeiro). Para tal recorre-se às mais diversas técnicas: trekking, rappel, natação, saltos para o rio, etc.

O que vos posso garantir é que foi uma das actividades mais extraordinárias que já tive oportunidade de experimentar! E pensar que me foi recomendada por uma sexagenária australiana que conheci há uns dias atrás enquanto viajava pelo delta do Mekong…

03 novembro 2006

Delta do Mekong - Vietname

Delta do Mekong - Vietname

Delta do Mekong - Vietname

Uma vez no Vietname resolvi que tinha de visitar o delta do rio Mekong por dois motivos. O primeiro é que vinha acompanhado o curso deste mítico rio desde o norte da Tailândia, depois em varias ocasiões no Laos e também no Cambodja por isso queria ver como ele forma um delta e se junta ao mar.

A outra razão é um pouco mais patriótica pois foi nesta zona que Camões de forma heróica salvou o manuscrito de "Os Lusíadas" quando o barco em que viajava naufragou. A mesma sorte não teve a sua amada chinesa que morreu no naufrágio.

O delta do Mekong enquanto sítio para visitar não é nada de especial. É um sítio tão agitado como qualquer parte do Vietname actual mas foi bom sentir-me num local que faz parte do meu imaginário desde os tempos de escola primária.

02 novembro 2006

Ho Chi Minh City - Vietname


Catedral de Notre Damme - HCMC - Vietname

Num templo - Perto de HCMC - Vietname

Depois do Cambodja resolvi ir para leste na direcção da maior cidade do Vietname, Ho Chi Minh City (ex-Saigão).

A entrada no Vietname foi a mais burocrática de todos os países que visitei até agora. Mesmo assim, nada de especial. Pensei que ia ter problemas nesta região com vistos, carimbos, funcionários corruptos, etc. mas até aqui tem sido muito fácil fazer a transição entre países. Que assim continue!

Ho Chi Minh City foi a capital do Vietname do Sul durante a guerra do Vietname e é hoje a capital económica do país (Hanoi é a capital politica). A cidade é imensamente povoada e pulula de vida por todos os cantos. O tráfego nas ruas reflecte isso mesmo. A qualquer hora do dia são mais que muitos os carros, bicicletas e especialmente motoretas que frequentam as ruas. O simples acto de atravessar a rua é uma autêntica aventura!